terça-feira, 29 de novembro de 2011

FESTEJOS DE INHUÇU


JÁ COMEÇOU O MAIOR FESTEJO DISTRITAL DA IBIAPABA.
FESTEJOS DE INHUÇU DE 28 DE NOV A 08 DE DEZ
COM A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO :
FESTAS DIARIAMENTE NO GREMIO RECREATIVO DE INHUÇU E SHOW DE PAREDÃO
DIA 03 DE DEZ FESTA EM PRAÇA PÚBLICA
E DIA 07 DE DEZ ULTIMAA NOVENA SARADÕES DO FORRÓ NO NOVO GRÊMIO
ALÉM É CLARO PARA OS RELIGIOSOS MISSAS DIARIAMENTE NA IGREJA DE N.S DA CONCEIÇÃO

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

terça-feira, 15 de novembro de 2011

SITIO MURICITUBA I



Aqui a bela natureza entra em contraste com o lixo que se acumulando anos apos anos devido a falta de coleta pública.

SÍTIO MURICITUBA II ( Mais conhecido como VILA)


Aspecto da escola e igreja no sítio Muricituba II.
Este sitio Vêem se caracterizando pelo crescimento populacional consideravel nos ultimos anos.
E ainda neste ano teve sua escola como umas unicas escolas NOTA 10 do municipio de São Benedito

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

sexta-feira, 24 de junho de 2011

CONHECENDO A HISTÓRIA DE INHUÇU

HISTÓRICO DO INHUÇU

Autora: Ana Raquel Gama Pires

Inhuçu pertence ao município de São Benedito, sendo o mais desenvolvido de seus distritos, situado a 7 km da sede. Após a Guerra do Paraguai, apareceu nesta terra descendentes de portugueses, italianos e indígenas, que tinham como destaque a índia Lucrecia. No desbastar das matas, foi descoberto um lago no meio das pedras, onde encontraram uma cruz. Diziam os mais antigos que Nossa Senhora apareceu neste local, por este motivo foi construída uma capela. Em homenagem à cruz deram o nome de Campo da Cruz. Em 1962 mudou-se o nome para Curunhu que significa terras onduladas. Já foi município por um dia, criado pela lei nº 01/07/1963, com a denominação de Inhuçu da Ibiapaba, alterada para Joaquim Bastos pela lei nº 6.970 de 19/12/1963 e extinto pela lei nº 8.339, de 14/12/1965, antes de ser instalado. Ainda em 1965 voltou à condição de distrito com o nome Inhuçu, permanecendo até hoje. Em sua estrutura física, possui uma igreja que têm como padroeira Nossa Senhora da Conceição, cuja festa comemora-se de 28 de novembro a 8 de Dezembro atraindo vários fiéis. Inhuçu possui quatro bairros:Raimundo carvalho Lima Recebeu esse nome após a construção da escola municipal Raimundo Carvalho Lima é bem habitado e tem como principal ponto comercial do bairro a Casa do Mel, onde encontra-se doces e artesanato em geral, atraindo atenção dos turistas que passam pelo distrito, possui também a Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Templo CentralBairro do Cai n’água Era chamado pelos antigos moradores de “Beco do Pião” e por as casas serem próximas ao rio, foi denominado Cai n’água, esse bairro é perto do centro sendo de fácil acesso e é bem habitado.Bairro do Agelim Na sua origem era chamado sítio Angelim ou Angelim dos Ribeitos, por existir em gran quantidade da planta angelim no local. É hoje o bairro mais importante do distrito, contando com a Escola Centro Comunitário de Aprendizagem Rural. Centro de Inhuçu Fundado na parte mais alta do distrito, encontra-se os principais comércios, a E.E.F.M. Deputado Tomaz Brandão, o posto de saúde, etc.

ANA RAQUEL GAMA PIRES

EEFM DEPUTADO TOMAZ BRANDÃO

São Benedito - CE

24/10/2007

sábado, 28 de maio de 2011

População do Distrito


Segundo o CENSO de 2010 realizado pelo IBGE, a população média apurada do distrito é de 5.148 habitantes.

sexta-feira, 20 de maio de 2011


CONHECENDO A HISTÓRIA DO INHUÇU-ECONOMIA/CEAROSA

CEAROSA

Autora: Weslla Lima Gomes

Com iniciativa de um produtor gaúcho e localizada no distrito de Inhuçu, o projeto foi lançado no dia 15 de dezembro de 1999, com a plantação de 1,5 hectares. Sua área total é de 76 hectares, com cultivo atual de 17.5 hectares e 4200 metros quadrados em área de propagação para produção de mudas.O engenheiro agrônomo Júlio Cantillo Simanca, que é colombiano, enfatiza que foram introduzidas as variedades – classy,rouger baiser e charlotte, de cor vermelha, skiline, judy e sasmer gold, de cor amarela,tinike e virginia (branca); peckoubo, vogue e anna (rosa); leônidas, blue bird, versília e konfety, sendo comercializada 14 variedades de rosas de com largas aceitação comercial. Nesta primeira etapa foram importadas mudas da Colômbia, mas atualmente a produção de mudas é na própria Empresa.O plantio é feito através de irrigação por gotejamento, oito vezes por dia, como forma de aproveitamento pleno do tipo de solo, com uso de estufas adaptadas às condições climáticas da Serra da Ibiapaba, com a proteção das flores da chuva, do vento e de insetos possibilitando a garantia de colheita e uma melhor organização de produção.Sua primeira colheita foi no dia 20 de fevereiro de 2001. A produção média é 22 mil rosas em média. A fazenda Cearosa de Inhuçu, mantém uma distribuidora em fortaleza, para comercialização. Hoje as rosas são vendidas para diversos estados do Brasil, do Pará ao Rio Grande do Sul. A empresa tem Keli Cristina Costa de Almeida como gerente de Recursos Humanos, Jardel Costa de Almeida como gerente de logística e Luís Pereira de Paiva como responsável pelo controle estatístico da empresa. São 110 empregos diretos, responsáveis por oferecer melhor qualidade de vida para os moradores da circulo vizinhança. A CEAROSA é motivo de orgulho para todos do distrito, por incluir a comunidade no contexto de grandes produtores de rosas, recebendo o codnome de “Terra das Rosas”.

WESLLA LIMA GOMES

EFFM DEPUTADO TOMAZ BRANDÃO

São Benedito - CE

24/10/2007

CONHECENDO A HISTÓRIA DO INHUÇU-ECONOMIA/APOI

ECONOMIA

Autora: Hérica ferreira Moreno

A base econômica da população é a agricultura de subsistência, com destaque especial para fabricação de rapaduras nos engenhos. Outras culturas como feijão, milho e as frutas são cultivadas apenas para o consumo interno. Os produtos hortigranjeiros são produzidos em pequena escala, porém o que sobra do consumo interno é vendido para outros centros comerciais.

Ultimamente o distrito foi presenteado com o cultivo de rosas, que está transformando a economia da comunidade, trazendo o progresso ao interior do Estado do Ceará, através dos empresários do sudeste e sul do Brasil.

APOI – Associação dos produtores Orgânicos da Ibiapaba. Fundada em 02 / 02 / 01 é formada por 12 associados e tem como linha de produção orgânica de hortaliças, frutas e verduras em propriedades localizadas em São Benedito. Ibiapina, Ubajara e Carnaubal, visando a regionalização da atividade.A necessidade da se produzir orgânico veio da consciência de ser uma atividade onde o produtor tem por obrigação obedecer os princípios básicos de respeito por uma gama de processos como: operários rurais, preservação da mata ciliar, uso correto da água, sem desperdício, conservação do solo, preservação da biodiversidade, além de respeito ao meio ambiente e ao consumidor final que é a peça fundamental do projeto APOI. Como sistema de comercialização, a APOI fornece seus produtos com elo de certificação para os supermercados Pão de açúcar (Fortaleza); Comercial Carvalho (Terezina), bem como venda a varejo na própria sede, Prefeituras e consumidores interessados no produto.

fonte: HÉRICA FERREIRA MORENO

EEFM DEPUTADO TOMAZ BRANDÃO

São Benedito - CE

24/10/2007

A quadra poliesportiva de Inhuçu tem seu telhado recolocado !



A quadra poliesportiva de Inhuçu tem seu telhado recolocado, mas continua com suas laterais sem proteção dificultando os esportes no local!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

FORA DE OPERAÇÃO!!!!


OS ORELHÕES DO DISTRITO ENCONTRAM SE TODOS FORA DE OPERAÇÃO A DIAS! CONTRAGENDO AS PESSOAS QUE TENTAM LIGAR!!!

domingo, 15 de maio de 2011

Jacaré encontrado no sítio Muricituba em Inhuçu pode ter origem de criatórios clandestinos!!!!!

Moradores já haviam observado a presença de outros filhotes em lagoas e riachos da região. Segundo relatos, perto do rio existe um criatório clandestino, o que possibilitaria a fuga dos animais pelo rio
Fonte: DN

Ruas do centro do distrito estão com buracos!




As chuvas veem trazendo estragos nas ruas do distrito formado buracos em pleno centro!!!!

Polemica sobre o funcionamento do Gremio de Inhuçu



O antigo Gremio de Inhuçu ainda fuciona com festas pequenas nos finais de semana. Com alta aceitação dos jovens mas com controversias encontradas pelos mais velhos, pois para este não ha segurança no local para evitar qualquer tipo de brigas formando assim polêmica no distrito.

Vista parcial da sede do distrito.

Igreja de N. S. da Conceiçao



Igreja de N. S. da Conceição na sede do distrito.
A reform acomeçou em 2007 e ainda não terminou mas ja esta quase concluida na parte interna da Igreja. Os festejos acontecem do dia 28 de dezembro ao dia 08 de dezembro, sendo bastante movimentada nesta época pelas pessoas da região e até turistas de outros estados